sábado, 19 de fevereiro de 2011

O que saber antes de comprar um cavalo

Shire
Puro sangue Lusitano


Os cavalos são animais magníficos, exemplo de força e sensibilidade na natureza. Mas são animais que exigem muito dos donos, não só em termos de tempo e dedicação, mas também em termos financeiros.

É importante saber escolher o cavalo que se ajusta às suas necessidades. Embora seja a beleza que se destaque nestes animais, ao escolher um cavalo deve pensar sobretudo em:

Personalidade


Os cavalos estão divididos em 2 grandes grupos em termos de temperamento:


  • cavalos de sangue frio, mais calmos, mais pesados; O Shire é um exemplo de cavalos de sangue frio
  • cavalos de sangue quente – mais leves, rápidos e nervosos; O Puro Sangue Lusitano é um cavalo deste tipo.

Muitas vezes refere-se cavalo de sangue morno, que são aqueles com temperamento e conformação intermédia.

Utilidade


Embora todos os cavalos sejam rápidos e fortes, existem alguns que são mais velozes e ágeis e outros mais corpolentos e resistentes.

É importante definir qual a utilidade que o cavalo vai ter. Mais uma vez, pode-se dividir os cavalos em dois grandes grupos:

  • Cavalos forte e resistentes indicados para trabalho agrícola e desportos de tracção. São geralmente altos e pesados, tal como o Shire.
  • Cavalos ágeis, rápidos e teatrais são mais indicados para as disciplinas de Alta Escola e corridas, como por exemplo os Puro Sangue, Lusitano ou Inglês.

Beleza


O cavalo ideal é aquele mais fiel ao Stub Book, ou estalão da raça. Mas cada cavaleiro tem o seu padrão ou cor preferida. Escolha o cavalo com base no temperamento e utilidade e depois utilize as suas preferências estéticas para desempatar. Nem todas as cores ou padrões estão disponíveis em todas as raças, mas existem várias possibilidades de cor e padrão dentro dos dois grandes grupos de cavalos, exceptuando os padrões mais específicos, como por exemplo a pelagem pintalgada do Knabstrap. Mas como foi dito, não deixe a beleza ser o principal factor de escolha ou pode acabar com um cavalo que não se adapta ao seu estilo de vida.

Conhecimento prévio


Antes de comprar um cavalo deve familiarizar-se com os cuidados de que necessitam e também deve aprender a montar a um nível básico.

Na maioria dos casos, as pessoas que pensam em comprar um cavalo, já estão a ter aulas de equitação. É importante saber que disciplina pretende seguir para poder comprar um cavalo que mais se ajusta a ela. Embora dentro dos grandes tipos, a maioria dos cavalos seja competente em vários desportos, a competição está cada vez mais renhida e a especialização dos cavalos também. Ou seja, se escolher saltos, corrida ou dressage tipicamente está a optar por um cavalo de sangue quente ou intermédio, mas das várias raças existentes deste tipo, algumas são mais adequadas à corrida e outras a dressage.

Ao ter aulas de equitação também pode aprender a higiene básica de um cavalo. Tente entrar mais neste campo oferecendo-se para acompanhar o tratador a fazer as várias tarefas de forma a aprender o mais possível.

Bons profissionais


Antes de comprar um cavalo deve procurar rodear-se de bons profissionais. Deve ter um veterinário perto, de preferência que tenha a capacidade de se deslocar rapidamente a qualquer hora ao estábulo do animal. Deve procurar informar-se sobre os principais problemas nos cavalos para saber reconhecer sintomas, por exemplo uma cólica pode ser fatal para os cavalos em pouco tempo.

Outro aspecto importante é ter um bom ferrador. Muitas pessoas ignoram o impacto negativo que ferraduras mal construídas ou aplicadas incorrectamente podem ter na vida do cavalo.

Para além disso, é preciso também contratar um treinador que ensine o cavalo. Os cavalos são animais que têm de ser sempre treinados, o que deve ser feito por um bom profissional, caso contrário, o cavalo pode facilmente ganhar vícios e até traumas.

Esforço financeiro


Para além do custo de bons profissionais, existem muitos outros custos a ter em conta. O custo do animal por si só já é dispendioso, para além de exigir quase sempre transporte. Por essa razão, pode ter de investir numa roulote própria. Tem a possibilidade de alojar o cavalo numa escola de equitação, que geralmente têm boxes para alugar, ou então construir um estábulo para o animal.

A manutenção mensal também não é comparável aos custos que se tem com outros animais de estimação.

Dedicação


Os cavalos são animais que exigem muita manutenção. Todos os dias tem de se limpar a box do cavalo, duas vezes por dia é o indicado, e deve-se montar o cavalo pelo menos 3 a 4 vezes por semana para criar e manter o afecto e confiança do animal. Isto implica que no Inverno, vai ter de trabalhar com o cavalo à chuva, a não ser que construa um picadeiro coberto. Implica ter de arranjar solução para o cavalo durante as férias. Contas feitas, tem de passar muito tempo a trabalhar para o cavalo e com ele.


Para quem realmente gosta de cavalos, todo o tempo, custos e dedicação são compensados largamente pelo companheirismo e o sentimento de quase fusão do homem com um animal que o cavalo permite. 


Creditos: arca de noé

0 comentários:

Enviar um comentário

Neste blog existem regras:
- Não usar palavrões
- Não insultar NINGUÉM
- Não dizer mal do blog